Mantemos esta Escola como local de produção e socialização, que valoriza os saberes e estimula a criação de novos saberes, visando o desenvolvimento integral do estudante, priorizando a autonomia para oportunizar o exercício de enfrentar situações-problema, refletir, criar e transformar, desenvolvendo competências básicas por meio de pesquisas, confrontando ideias e aplicações de conhecimentos.

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

De acordo com Gardner, as Inteligências múltiplas é um modelo cognitivo que tenta descrever como os indivíduos usam suas inteligências para resolver problemas e criar produtos, sua teoria quer mostrar como a mente humana opera sobre os conteúdos do mundo. As inteligências encontradas por ele até o momento são: linguística, lógico-matemática,espacial,corporal-inestésica,musical,naturalista, interpessoal e intrapessoal. É uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores.

APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Podemos definir a metodologia dos Grupos Cooperativos como um modelo didático de ensino-aprendizagem, onde o princípio fundamental é a interação entre os alunos, tendo como elementos essenciais: a interdependência positiva, a interação promocional face a face e o ensino aprendizagem no uso de competências interpessoais e de pequenos grupos. A interdependência positiva é a percepção dos alunos de que quando estão trabalhando em grupo, há uma vinculação entre um e outro de tal maneira que não haverá sucesso no trabalho se não houver um trabalho coordenado com os esforços dos outros.

ESTIMULAÇÃO NEUROLÓGICA

O que faz é unir esta adaptabilidade do cérebro à capacidade de aprendizagem, e fazer com que as crianças amadureçam e sejam capazes de adaptar-se muito melhor ao seu ambiente e às diferentes situações. Não se trata de uma terapia nem de um método de ensino formal. É apenas uma forma de orientação do potencial e das capacidades dos mais pequenos. Quando se estimula uma criança, está-se abrindo um leque de oportunidades e de experiências que o fará explorar, adquirir destreza e habilidades de uma forma mais natural, e entender o que ocorre ao seu redor. A atividade principal trabalhada na estimulação neurológica são os bits.

O XADREZ

É um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Vários projetos oficiais apontam melhoras significativas sobre alguns aspectos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência. Mais recentemente, o Ministério da Educação de vários países do mundo apresentou conclusões significativas sobre o chamado Projeto Xadrez: o estudo sistemático do xadrez não somente estimula a inteligência, como os avanços alcançados no campo intelectual tendem a manter-se no tempo".

PROJETOS DE COMPREENSÃO

Trabalhamos com o objetivo de desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. A Pedagogia de Projetos encontra-se como um instrumento de fácil operacionalização dentre a gama de possibilidades para atingir tal intento.

O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. Significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.

Na Pedagogia de Projetos, a atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor. Segundo Paulo Freire "o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo".

Este Centro Educativo vem apresentando bastante prestígio dentro da comunidade, sendo considerada como ponto de referência na região. Direciona seu Planejamento Pedagógico seguindo as diretrizes norteadoras expressas no Planejamento Institucional elaborado pela Entidade Mantenedora.

VENHA FAZER PARTE DA

REDE NAZARÉ DE EDUCAÇÃO